sábado, 11 de junho de 2011

5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

No mundo todo, este dia é aproveitado para chamar a atenção para os problemas e para a necessidade urgente de medidas na área de preservação ambiental. E, além das ações políticas de diversos países priorizando o desenvolvimento sustentável, cada um de nós pode também fazer a sua parte para a preservação do planeta.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O meio ambiente e a ecologia sempre foram focos de preocupação do homem, porém, a preocupação hoje é bem maior, já que o meio ambiente encontra-se bastante degradado em conseqüência de queimadas, desmatamentos e exploração ilegal e desordenada dos recursos.
A questão ambiental é um dos assuntos que consegue igualar a população mundial, quando o assunto é relacionado a problemas ambientais não há discriminação racial, credo religioso, posição social, orientação sexual, etc. Pois todos se unem em prol de um mesmo objetivo: tentar salvar o que resta do nosso planeta, cuidar para que o meio ambiente possa se recuperar. Para isso, vários acordos foram criados com a finalidade de salvar o meio ambiente. Em meio a diversas soluções apresentadas está a exploração sustentável, onde se promove o mínimo de impacto possível, mas para se tornar viável é necessária a conscientização da população e investimentos na área de proteção ambiental.
Cada um pode fazer a sua parte se dispondo a preservar a natureza, garantindo um futuro de qualidade às gerações futuras.
Prof. Ms.Graziele Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário