quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chevrolet Volt - O carro elétrico e ecologicamente correto da marca

Volt: energia que leva você além – aposta da Chevrolet 

 

O Chevrolet Volt é um carro elétrico inovador, que além de ajudar a preservar o planeta, oferece prazer ao dirigir. Sem emissão de poluentes, ele percorre até
120 km com um abastecimento de eletricidade.E vai ainda mais longe com seu sistema de propulsão exclusivamente elétrico. Você pode andar centenas de quilômetros até o próximo abastecimento, produzindo energia com uma pequena quantidade de biocombustível, álcool ou gasolina. Preserve o seu prazer de dirigir sem agredir o meio ambiente.

Fonte: http://www.chevrolet.com.br/


Diretor da GM fala sobre carro elétrico

15 de agosto de 2011 | MARCELO FENERICH Fonte: Jornal do Carro

A Chevrolet deu início à VoltXpedition, maratona que passará por várias cidades do País para mostrar o carro elétrico Volt e possibilidades de propulsão por meio de energias renováveis. Há oito anos na diretoria de Sistemas Elétricos da GM, o engenheiro Plínio Cabral Júnior falou com exclusividade ao JC sobre o desenvolvimento desse tipo de veículo.

Qual é a melhor forma de utilizar um veículo elétrico?
No caso do Chevrolet Volt, que tem autonomia estendia, não há restrições para o uso. O motorista pode rodar até 80 km com energia das baterias de íons de lítio e mais 480 km com a produzida pelo motor-gerador.


É possível reduzir o tempo necessário para a recarga das baterias, especialmente em tomadas de 110 Volts?
O tempo de recarga é bem menor ao utilizar um carregador de parede de 220 Volts. Quando usamos o portátil de 110V, podemos escolher dois tipos de recarga dependo da instalação elétrica disponível: modo normal ou reduzido. No primeiro a recarga plena é feita em até oito horas (instalação com capacidade mínima de 15 ampères). No modo reduzido ela é feita em até doze horas (capacidade máxima de 10 ampères).


O tempo de recarga é um dos principais pontos negativos dos carros elétricos?
Para os elétricos em geral, sim. Mas não para o Volt, que tem autonomia estendida. É claro que esse é um dos desafios que a indústria tem vencer, além de reduzir o tamanho e peso das baterias.


Qual é o ciclo de vida das baterias de íons de lítio?
A do Volt tem duração estimada de dez anos ou 240 mil quilômetros. Nos Estados Unidos, onde o Volt é vendido, a Chevrolet oferece garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros para as baterias.


Tamanho tem a ver com a capacidade?
A capacidade de armazenar energia em um determinado espaço é muito menor em qualquer bateria do que em combustíveis líquidos. O tamanho da bateria é proporcional à autonomia desejada.


O desenho dos carros elétricos vai mudar?
Sim. Existem estudos, por exemplo, para colocar um motor em cada roda. Isso mudaria completamente o desenho do carro e alterações até na disposição dos ocupantes. Mas isso é futurologia.


Por que a maioria dos elétricos é grande e pesado?
Eles carregam mais peso que um carro normal. O Volt, por exemplo, tem dois motores (a unidade elétrica e a outra, geradora, a combustão), além da bateria. Para reduzir o fizemos peças de alumínio. Os estudos apontam para baterias ainda menores, mais leves e eficientes. Só para comparação, o sistema do Volt fornece a mesma energia que o do protótipo EV1 (de 2000), mas é cerca de 1/3 menor e mais leve


Outro problema é que há poucas estações de recarga.
Por isso criamos o Volt, um elétrico com autonomia estendida. Se a carga da bateria acaba o gerador fornecerá energia para rodar mais 480 quilômetros.


O preço dos elétricos vai cair?
Certamente. Assim como todas as novas tecnologias que chegaram ao mercado. O primeiro passo já foi dado, que é colocar o carro nas ruas. A produção em escala é um fator importante, além do desenvolvimento de tecnologias que irão ajudar a reduzir o custo de produção e o preço final.


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