quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Moradores fazem abraço simbólico para pedir recuperação de cartão-postal de Viamão

No aniversário da cidade, população reivindicou a despoluição do Lago da Tarumã

Na comemoração de seu 270º aniversário, Viamão recebeu uma homenagem diferente. Na ensolarada tarde da quarta-feira, os parabéns foram cantados em tom de manifestação. Abraçados, cerca de 600 viamonenses dedicaram o tempo livre para sensibilizar a população e o governo local para a recuperação de um antigo cartão-postal da cidade: o Lago da Tarumã.


Pelo Facebook, a reunião virtual agendava o encontro real para as 14h desta quarta-feira. No evento entitulado "Abraço Simbólico ao Lago da Tarumã", a publicitária Priscila Fabiani já tinha presença confirmada. Apesar de não ter sido organizadora do evento, aderiu à causa e fez questão de convidar amigos e colegas de trabalho.

— Além do abraço, fizemos uma caminhada simbólica ao redor do Lago. Uma forma de mostrar o que realmente gostaríamos de fazer no nosso dia-a-dia: aproveitar este espaço para lazer — explica a publicitária.

O professor de Educação Física Marco Aurélio Tavares lembra da infância ao redor do Lago da Tarumã com nostalgia. Na década de 1950, quando morava próximo às águas limpas do Lago, aproveitava com amigos a infraestrutura que o local oferecia.

— Era um ponto de referência para Viamão. Com a falta de manutenção, a população perdeu as quadras de esportes, o restaurante e a possibilidade de se encontrar com amigos em um lugar preservado — lamenta Tavares.

Segundo o professor, o Lago da Tarumã tem aproximadamente 1,3 mil metros de diâmetro. Para abraçá-lo, seria necessária a presença de mais de mil pessoas. Na tarde da quarta-feira, os braços conseguiram contornar apenas uma parte da extensão do lago. Mas a mobilização deve continuar:

— Para início de trabalho, foi um evento muito importante. O que precisamos é dar sequência à esse acontecimento, sensibilizando não apenas a população, mas também o poder público — destaca Tavares.
Fonte Zero Hora – Colaboração para postagem:aluno Facensa Robson S. Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário