sábado, 7 de janeiro de 2012

Espécie de pássaro desperta a curiosidade dos moradores de Itariri

Da Redação do TVTribuna.com

Um animal com uma aparência esquisita vem causando alvoroço entre os moradores de Itariri, no Vale do Ribeira. Há cerca de duas semanas, o "Peixássaro", como vem sendo chamado pelos moradores, apareceu em uma casa no centro da Cidade.

Segundo a proprietária do imóvel, Roseli Rocha, não é a primeira vez que o animal aparece no local. No ano passado, na mesma época, o solitário "Peixássaro" visitou a casa dela e adotou o mesmo muro como moradia temporária. "No ano passado ele também apareceu perto do natal. Ele sempre está no mesmo lugar. Acredito que ele tenha hábitos noturnos, já que praticamente não se mexe durante o dia", conta.



A aparência estranha do animal atrai a atenção dos curiosos. "Muitas pessoas tentam adivinhar o que ele é exatamente. Alguns acreditam que seja apenas um curiango [uma espécie de pássaro], mas não sei. Ele raramente voa. A noite ele some e, no dia seguinte, está novamente no muro.", diz.

Quando viu o animal pela primeira vez, Roseli se assustou. "A primeira vez que vi achei que era um sapo enorme, bem marrom. Quando cheguei mais perto, achei que era um peixe fora d´água. Só depois cheguei a conclusão que era um pássaro. Por isso começamos a chamá-lo de "Peixássaro".

Para resolver o mistério, a equipe do TVTribuna.com entrou em contato com o Ibama. De acordo com o biólogo Fábio Zucherato o animal é um caprimulgidae, popularmente conhecido como bacurau, da mesma família dos curiangos. "São aves noturnas, que se alimentam de insetos. É possível notar isso pela quantidade de penas adaptadas próximas ao bico. Eles tem costume de ficar no chão, paradas, bem camufladas. São aves de borda de mata e que se adaptam razoavelmente em ambientes alterados", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário