sábado, 7 de janeiro de 2012

Peixe imita cores e movimento de polvo contra ataques de predadores

Uma filmagem submarina realizada na Indonésia por cientistas mostra pela primeira vez como um peixe da espécie Stalix cf. histrio se associa a um polvo-mímico (Thaumoctopus mimicus) e se camufla com as mesmas cores do molusco contra possíveis ataques de predadores.
As imagens, captadas por Godehard Kopp, da Universidade de Gottingen, na Alemanha, mostra que o peixe adotou as características físicas (cores e listras) e também imita o movimento dos tentáculos do polvo. O caso, classificado como “mimetismo oportunista”, seria uma forma do peixe se aventurar por outras regiões do fundo do mar em busca de alimento.
Os pesquisadores classificam a espécie Stalix cf. histrio como pequena e tímida, que passa a maior parte de sua vida adulta perto de uma toca de areia, para onde ele recua rapidamente após avistar um predador.
Já polvo-mímico, descrito por cientistas em 1998, tem este nome porque ele consegue imitar rapidamente algumas espécies marinhas, mudando sua coloração e adaptando os movimentos.
O vídeo foi enviado para análise de pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia, que publicaram suas análises na última edição revista científica “Coral Reefs”. Segundo Luiz Rocha, curador-assistente do setor de ictiologia da Academia de Ciências da Califórnia, a forma de imitação do peixe é um caso único. (Fonte: Globo Natureza)

Imagens mostram peixe da espécie Stalix cf. histrio se associando a polvo para se proteger de ataques de predadores (Foto: Divulgação/Godehard Kopp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário