segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recuperado, lobo-marinho será devolvido ao mar nesta segunda-feira

Após seis meses, filhote de lobo-marinho voltará
ao mar em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Um filhote de lobo-marinho que foi encontrado há seis meses em Peruíbe, no litoral sul do estado, deverá ser devolvido ao mar nesta segunda-feira (28). Desgastado e com uma infecção, ele passou por tratamento no Aquário de Santos. Provavelmente, ele se perdeu do grupo e foi arrastado até a praia.
Piá, como é chamado pelos tratadores, chegou com menos de 15 quilos e pesa agora 28 quilos. Segundo o veterinário Gustavo Dutra, ele está forte, saudável e pronto para procurar no mar a própria a comida.
O lobo-marinho vai ser solto a mais de 50 quilômetros da costa, depois da Laje de Santos. Ele terá uma identificação na nadadeira, que vai servir para monitorá-lo caso reapareça em alguma praia. A esperança dos veterinários é de que ele consiga seguir as correntes marítimas em direção ao sul do continente até chegar ao Uruguai, onde vive a espécie.
Além do lobo-marinho, quatro tartarugas que foram encontradas em redes de pesca ou debilitadas nas praias da região também se recuperaram e serão devolvidas ao mar na mesma viagem.
Gustavo Dutra explica ainda o que muitos visitantes do Aquário de Santos perguntaram nestes seis meses em que o animal estava em tratamento: por que o lobo-marinho não vai ocupar o tanque do Macaézinho, da mesma espécie que morreu este ano?
“ A gente segue uma determinação do centro de mamíferos aquáticos que manda que a gente solte esses animais. Esse animal é para soltura, para reabilitação” disse o veterinário. A tratadora de animais Maria Maura de Oliveira foi a responsável por dar comida, vitaminas e acompanhou o dia-a-dia e a recuperação do lobo-marinho nesses seis meses. Ela está feliz com a volta de Piá, mas não esconde o aperto no coração.
“É como se fosse filho, a mesma coisa, a preocupação de alimentação na hora certa, se precisar de medicação na hora certa, então a gente se apega muito. Segunda nem venho trabalhar só para não vê-lo indo embora”, disse. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário